Compartilhe
sorvete de morango caseiro super fácil

Sorvete cremoso de morango

Já faz um tempo que eu estava querendo fazer um sorvete caseiro de morango que fosse 100% natural e bem cremoso, mas que não tivesse na sua composição o uso de banana. Nada contra essa fruta maravilhosa, mas não fica tão cremoso quanto o industrializado e na minha opinião pessoal, altera o gosto final do sorvete. Por isso comecei a pesquisar técnicas de produção de sorvete e tentar achar uma fórmula mais simples para reproduzir a minha versão em casa (sem o uso de máquinas extraordinárias, ou químicas absurdas) e acabei tendo como inspiração uma dica que ouvi em uma gelateria na Itália: o velho e bom creme de leite fresco.

A base para todo e qualquer bom gelato cremoso é um leite fresco com boa porcentagem de gordura. Foi assim que provavelmente os primeiros sorvetes foram feitos, sem grandes tecnologias e de uma forma bastante orgânica. A gordura do chantilly é um dos melhores estabilizantes naturais, criando uma emulsão perfeita, com efeito aerado e super leve. Por isso essa receita é simples, adaptada à nossa realidade brasileira, com ingredientes fáceis que não exigem grandes técnicas. O resultado é maravilhoso: um sorvete que desmancha na boca e não cria cristais de gelo. Cremosidade garantida e degelo demorado, você pode servir que ele vai levar uns bons minutos antes de derreter. Um grande sucesso!

sorvete de morango caseiro

Sorvete caseiro de morango: É possível usar chantilly vegetal?

Uma dúvida muito comum é: Podemos substituir o creme de leite fresco pelo chantilly vegetal? E a resposta é depende. Na maioria dos casos sim, porém deve se esperar diferença em termos de consistência e sabor. O Chantilly é um gordura e a gordura vegetal não dá tanta estabilidade quanto a animal. No caso de uso desses chantillys de caxinha, eu colocaria uma colher de sopa de leite em pó para dar um pouco mais de ‘firmeza’. Porém é necessário ter ciência que o sorvete não ficará tão ‘suave’. É tudo uma questão de gosto e condições. Sei que em muitos lugares o creme de leite fresco é inacessível ou inviável economicamente, então nesse caso, vale sim tentar com o chantilly vegetal. Mas sempre que possível, escolha o da melhor qualidade possível.

sorvete de morango caseiro super fácil

Sorvete cremoso de morango

Total Time 20 minutes

Equipment

  • 1 Processador / Liquidificador
  • 1 Batedeira
  • 1 Recipiente para congelamento

Ingredients
  

  • 395gr de leite condensado
  • 289gr de morango frescos
  • 200ml de creme de leite fresco (ou mistura para chantilly)

Instructions
 

  • Em uma batedeira, bata o creme de leite até atingir o ponto de chantilly firme.
  • Em um processador ou liquidificador, adicione o leite condensado e o morango e processe até que se torne uma mistura homogênea.
  • Adicione a mistura de morango no chantilly e bata por alguns segundos até que a mistura incorpore totalmente (não bata muito para não desfazer o chantilly).
  • Coloque a mistura em um recipiente vedado e leve ao congelador por 12 horas.

Leia esses
também

Omelete de morango

Bolo Folhado de Frutas

Torta gelada de chocolate amargo e cerejas