Bolo folhado de Frutas: uma deliciosa sobremesa de verão
24 de janeiro de 2018
bolo folhado de frutas

Bolo folhado de frutas é uma daquelas receitas leves e delicadas que encantam pelo sabor e aparência. Por isso é perfeita para fazer nesse verão, em uma ocasião que exija algo mais decorado, mas ao mesmo tempo simples e super leve. Penso que servi-la depois de um churrasco de domingo pode ser uma das experiências mais gostosas da estação.

bolo folhado de frutas

Bolo Folhado de Frutas

Author: Jess

Equipment

  • Assadeiras que caibam no seu forno (antiaderente)

Materials

  • 250 ml Creme de leite fresco (para chantilly)
  • 100gr Chocolate branco
  • 500gr Massa folhada
  • Frutas picadas da sua preferência
  • manteiga para pincelar

Instructions

Preparando a massa

  • Em uma superfície limpa e lisa, abra a massa folhada com um rolo na espessura de 0,5cm. (se você comprou a massa pronta, não precisa abrir com o rolo pois já está em uma espessura adequada).
  • Corte retângulos de aproximadamente 10x25cm de massa e separe-os. (eu particularmente cortei 8 pedaços, mas você pode querer menos ou mais a depender de quantas camadas deseja no seu bolo)
  • Em uma forma antiaderente (ou de cerâmica), pincele uma camada de manteiga no fundo da forma.
  • Em seguida coloque os retângulos na forma, com uma margem de 2cm entre uma peça e outra para que não grudem enquanto estão assando.
  • Leve ao forno em temperatura alta (220º) por cerca de alguns minutos até você perceber que a massa começou a ficar dourada. Quando atingir esse ponto retire.
  • Retire os retângulos assados da forma e armazene-os em um recipiente adequado até a hora da montagem.

Preparando a mousse branca

  • Em uma tigela ou batedeira, bata o creme de leite no ponto de chantilly. Reserve (na geladeira).
  • Derreta a barra de chocolate. Eu fiz o processo em banho-maria, mas você pode derreter no micro-ondas tomando bastante cuidado para não queimar o chocolate (faça o processo de 30 em 30 seg).
  • Despeje o chocolate enquanto ele ainda está líquido dentro do chantilly previamente batido. Misture delicadamente até o chocolate incorporar totalmente no chantilly, deixando uma coloração levemente bege e uma consistência mais sólida.
  • Coloque essa mistura dentro de um recipiente tampado e armazene em local refrigerado.

Fazendo a montagem

  • O primeiro passo para iniciar a montagem é picar as frutas em pedaços pequenos. Para que estejam bem fresquinhas, opte por fazer essa passo um pouco antes de servir o bolo.
  • Na travessa onde deseja montar, coloque uma camada de massa folhada. (eu usei 2 retângulos como base e seguia proporção nas demais camadas).
  • Em seguida cubra a massa com mousse branca, de forma que não fique exagerada nos cantos. (use uma espátula para lhe ajudar a espalhar).
  • Coloque camadas das frutas de sua preferência, na composição que desejar. Eu preferi separar fileiras por tipo de fruta, mas você pode preferir misturar tudo. Faça do seu agrado.
  • Repita o processo até acabar a massa, a mousse e as frutas. No meu caso foram 4 camadas e eu fui calculando para não faltar nenhum dos ingredientes.
  • Se preferir use flores na decoração. Eu usei pequenas margaridas, tomando muito cuidado para retira-las na hora de consumir o bolo.

Notes

Observações importantes: 
  • Preparar a massa é a parte mais difícil da receita. A minha dica é, em nenhum hipótese use uma forma que não seja antiaderente. A chance da sua massa grudar é enorme pois a massa folhada é muito delicada e na hora de tentar tira-la ela vai acabar se desintegrando. Se não tiver forma antiaderente use papel manteiga e não se esqueça de pincelar manteiga ou margarina antes de colocar a massa folhada.
  • O ponto de assar a massa folhada é muito delicado, então não faça outras tarefas enquanto aguarda esse processo, fique atento e observe. Quando começar a dourar as bordas, desligue. Se a massa assar demais ficará quebradiça e se assar pouco ficará crua. Na dúvida abra a tampa do forno e sempre use seu olhar para discernir o melhor ponto para retirar a massa.
  • Provavelmente você não conseguirá assar todos os retângulos de uma única vez. Eu mesma assei apenas dois por vez e levei cerca de meia hora para assar tudo. É um processo simples: coloque a manteiga, os retângulos e já leve ao forno. Quando estiver no ponto retire e imediatamente coloque manteiga novamente na forma, coloque também mais retângulos e leve novamente ao forno. Repita esse processo até ficar pronto. E ah, importante: talvez na primeira vez você quebre sua massa (tudo bem), acontece. Por isso é bom fazer a mais para garantir essa margem de erro.
  • É muito importante que você retire os retângulos da forma enquanto ainda estão quentes. A massa folhada fica mais dura quando esfria e depois disso será quase impossível retira-la. Tenha cuidado para retirar a massa e use uma espátula para lhe auxiliar no processo.
  • Sobre o chantilly a minha dica é: um creme de leite de qualidade irá dar mais consistência na mousse, então é altamente recomendado. Também tome cuidado com a incorporação do chocolate no mesmo, pois dependendo da qualidade do creme, se você bater demais vai ficar muito líquido e irá estragar sua receita.

 

bolo folhado de frutas

Bolo folhado de frutas: o equilíbrio perfeito

Uma coisa importante a dizer sobre essa receita é que ela é bastante equilibrada. Se você pensar, a mousse branca é extremamente doce, mas o tom cítrico das frutas acaba neutralizando esse sabor. De outro lado, a leveza da mousse que é aerada também complementa muito bem a massa folhada que é mais crocante e desmancha na boca. No fim das contas, tudo é bastante harmonioso e a beleza final é apenas um aditivo a enorme listas de motivos para você testar essa receita. Inclusive até substituir por um bolo de aniversário, quem sabe ~ creio que funciona bem para quem não se agrada muito dos típicos bolos de massa.
bolo folhado de frutas

Bolo folhado de frutas: cuidado com o frescor da receita

Também é importante ressaltar que esse é um bolo mais leve e delicado, não somente pelas frutas, mas também pelo chantilly. Por isso recomendo que faça a montagem somente na hora de servi-lo. Porém se isso não for possível, faça uma pequena calda com açúcar, gelatina sem sabor e água e pincele em cima das frutas do topo para que elas não percam sua cor e brilho. Mas lembre-se que esse é um paliativo para que o bolo dure algumas horas, não deve ser usado de um dia para o outro. Pois na geladeira o chantilly exposto pode pegar gosto e as frutas perdem sua viscosidade. É uma receita para ser consumida no dia (se você deixar para o dia seguinte, saiba que o gosto não será o mesmo).

bolo folhado de frutas
Lembre-se que devido a isso, é recomendado que você faça a massa com antecedência e a mousse. Portanto, se você deixar esses dois previamente prontos (pode ser feito até no dia anterior), a montagem do bolo é simples e não vai te tomar mais que 10 minutos.
bolo folhado de frutas
🌼 Você pode escolher as frutas da sua  preferência! Veja uma listinha com sugestões de frutas abundantes na primavera: pera, morango, pêssego, kiwi, manga, uva, framboesa, amora, jabuticaba, acerola, caju, mamão, cereja e abacaxi.
bolo folhado de frutas

Espero que tenha gostado. E caso você faça esse receita, você conta para mim o que achou? Pois será maravilhoso ver seu feedback! 😊

Um beijo e até a próxima!

Jess

Apaixonada por decoração, culinária e uma vida estilo "feito a mão". Gosto de escrever sobre tudo que me inspira e acredito em uma vida feita com mais amor.

leia esses também

Uma decoração alegre e leve para o verão
praia grande são paulo
Traga a limonada, chegou o verão!
gelatina de coco
Gelatina de coco
esse post trata de:

Deixe um comentário, dúvida ou sugestão

0 comentários