Planejar uma casa nova: Saiba por onde começar!
2 de fevereiro de 2022

Quem acompanha o blog já sabe que o aptox é um projeto de lar que fui construindo ao longo dos anos. Ele surgiu em 2016 quando decidi planejar uma casa nova e fiz todo o processo de mudança para um apartamento alugado. Como eu queria que fosse um lar confortável e funcional, busquei pensar em cada aspecto dessa nova casa e como torna-la um lar dos sonhos. Então fiz um super planejamento e aprendi muita coisa com meus erros e acertos. Mas na época não consegui falar muito sobre esse processo de planejamento, pois o blog nem existia e o nosso insta estava bem no comecinho.

Alias o perfil surgiu justamente para compartilhar esse processo e tem muita coisa registrada por lá. Mas eu sentia falta de ter algo mais estruturado sabe? Ficou como plano para o futuro. Porém por alguns eventos da vida, tive que me desfazer do antigo apartamento e recomeçar em outro lugar. Então achei que essa era a hora certa para fazer tudo novamente, mas dessa vez registrar melhor os processos e compartilhar com vocês a minha visão e experiência.

👉 CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM

Essa é a minha 8ª mudança em 10 anos. E em cada uma delas eu aprendi uma coisa nova. Esse processo de construção de um lar foi algo que fui desenvolvendo ao longo do tempo e mesmo nunca tendo feito uma reforma profunda ou construído uma casa, acredito que tenho muito a compartilhar sobre algumas fases dessa etapa que antecede a entrada em um novo imóvel e como tornar qualquer cantinho um lar aconchegante e que reflita seus valores e necessidades. Por isso escrevi essa sequência de posts sobre como planejar uma casa nova.

A ideia é ser um guia muito prático com a minha experiência e tudo que aprendi com tantas mudanças. Acredito que pode ser muito útil e inspirar quem também está vivendo esse processo, ou mesmo pensando em se mudar. Serão alguns posts com dicas e passos para o planejamento dessa fase tão importante e te ajudar a otimizar custos e tomar as melhores escolhas para o seu momento. Por isso espero que aproveite!

 

Planejar uma casa nova: por onde começar?

Essa fase pode ser muito assustadora. São várias escolhas e passos e é muito fácil a gente se perder e não ter ideia de onde começar. Por isso que organização é muito importante. Então não se desespere! Tomar as decisões por etapas, ajuda a seguir um fluxo natural de processo e pode tornar tudo isso mais tranquilo. Inclusive ajuda a pensar em um cronograma temporal para que você saiba em quanto tempo deve tomar cada ação.

Vamos falar sobre cada ponto detalhadamente em posts específicos, mas de forma geral, eu organizo meu processo nas seguintes etapas:

O primeiro passo é definir se essa nova casa será própria ou alugada. Cada projeto tem as suas especificidades e é possível desenvolver coisas legais em ambos os cenários, desde que façamos adaptações a nossa realidade. Por isso julgo que essa é a principal decisão. Depois fica mais claro como seguir nas próximas etapas.

LEIA TAMBÉM: PORQUE INVESTIR EM MELHORIAS EM APÊ ALUGADO?

Em seguida, é hora de sonhar um pouco e pensar nas referências visuais e construir projeto. Desenhar, buscar informações sobre materiais, definir uma paleta de cores. Tudo isso vai te ajudar a saber o que comprar e o que priorizar e também qual seu estilo e o que busca para esse lar. E com isso mais claro, fica mais fácil definir um plano financeiro sobre quanto gastar e os processos para acompanhar cada movimento e garantir que tudo sairá dentro do planejado. E naturalmente com as metas claras, também fica fácil fazer a lista de tudo que você precisa e acompanhar as melhores oportunidades.

Parece simples, mas é extremamente eficiente. São 5 passos para que você consiga executar tudo da melhor forma possível.

 

Planejar uma casa nova: quanto tempo?

Essa é a principal pergunta que me fazem… Quanto tempo leva para planejar uma casa nova? E a resposta é sempre indefinida. Depende muito. Depende do seu momento, de quanto tempo tem disponível para pensar sobre cada etapa e realizar os exercícios de cada processo. Mas eu diria pela minha experiência, que 6 meses é o mínimo para conseguir fazer isso com qualidade.

Por mais simples que seja, algumas escolhas precisam de maturação e tempo para você avaliar se não muda de ideia. Eu por exemplo, que já tenho claro um estilo de decoração que gosto, entendo bastante de materiais e produtos de casa, tive algumas mudanças no projeto depois de chegar a conclusão que algumas coisas não ficariam bem em determinado contexto. Faz parte. Por isso dê tempo ao tempo e faça tudo com calma. Em 2016 eu levei 12 meses para concluir esse processo e foi a melhor coisa que fiz. Como foi minha primeira vez eu aprendi muito. Agora em 2021, levei 6 meses e foi mais fácil porque já tinha uma base. Do contrário, penso que seria melhor ter levado mais tempo.

Espero que tenha gostado das dicas iniciais. Lembrando que esse é apenas um post apresentação. Teremos um artigo para cada passo desse processo, detalhando tudo que você precisa saber sobre cada etapa, com muitas dicas e informações.

Por isso não deixe de acompanhar as novidades. Siga nos nas redes sociais e receba as notificações de novidades assim que forem publicadas! 💕

Um abraço e até a próxima! 😘

Jess

Apaixonada por decoração, culinária e uma vida estilo "feito a mão". Gosto de escrever sobre tudo que me inspira e acredito em uma vida feita com mais amor.

leia esses também

3. Planejando uma casa nova: Definindo o estilo e as referências
2. Planejando uma casa nova: desafios e vantagens do imóvel próprio x alugado
Pequena reforma na varanda do apê: o projeto
esse post trata de:

Deixe um comentário, dúvida ou sugestão

1 comentário