Paraty e Trindade: um fim de semana para conhecer essas lindas cidades
8 de março de 2020

paraty e trindade

Encantadora, rústica e deliciosamente tradicional, começaria descrevendo a cidade de Paraty como uma das experiências mais gostosas que tive nos últimos meses. No começo de fevereiro programamos uma viagem em família para passar um fim de semana em Paraty e Trindade, litoral sul do RJ e finalmente pude conhecer um pouco do Rio de Janeiro. Há cerca de 6 horas de carro de São Paulo, não parecia ser uma viagem muito difícil, então pegamos o carro, caímos na estrada e fomos sem muitos roteiros ou expectativas ver o que a cidade tinha a oferecer.

paraty e trindade

Um centro histórico encantador, cheio de ruelas que nos transportam para época colonial e que trazem aquele misto de passado com alegria do presente, clima de carnaval, artesanato colorido. Acho que poucos lugares tem tanto a cara de Brasil. Alias, se eu tivesse dar uma cara para o Brasil, seria bem essa na minha mente. No primeiro dia passeamos pelo centro histórico e vimos tudo que poderia se ver. O centro em si é bem pequeno, porém aconchegante. Conta com muitas lojas de artesanato e restaurantes apetitosos.

paraty e trindade

O estilo colonial em toda parte

Os prédios históricos são bem antigos e a igreja principal bem preservada no estilo barroco. Um arrependimento é que queria ter acendido uma vela e feito um pedido, porém não tinha dinheiro físico. Fica para próxima.  As portas dos estabelecimentos são um show a parte, tem de todas as cores e gostos e é claro que eu dei um jeito de achar uma cinza para eu fotografar meu look.  😂

A região é quente e o sol é forte. Essas ruelas de pedra são escorregadias e quando chove é bem perigoso. Mas é charmoso demais andar por entre elas e se sentir em uma época passada. Mais gostoso ainda é tomar um café delicioso observando o movimento da cidade.

paraty e trindade

E falando em café, o meu favorito foi o café pingado. Um delicioso espaço com estilo colonial que serve um café primoroso e doces artesanais divinos.

paraty e trindade

paraty e trindade

Ainda no primeiro dia, mas no período da tarde, fomos conhecer a cidade vizinha de Trindade. Totalmente diferente de Paraty que é bem ajeitadinha, Trindade é uma cidade pequenina e rústica com cara de natureza e surfistas por toda parte. Afinal é nela que ficam as praias mais próximas que atraem turistas de todo mundo e nós conhecemos algumas das mais populares.

paraty e trindade

Conhecendo um pouco de Trindade

Praia dos Ranchos, Praia do meio, Cepilho… Fomos conhecendo as praias próximas. Voltamos lá no último dia também onde partes da família fizeram uma trilha para conhecer uma cachoeira. Esses rolês bem roots que eu não sou muito fã acabei dispensando. De toda forma gostei bastante de Trindade, embora jamais sairia de SP para ir nessas praias, porque é muito parecido com o que temos aqui.

paraty e trindade

Enfim, no cair da noite do primeiro dia passeamos pela cidade que a noite consegue ainda ser mais bela. No segundo dia então, com a lua cheia a cidade estava encantadoramente romântica. Passeamos pelo canal central de Paraty ao som de um violinista que me transportou a outro tempo e espaço. Então é uma pena que a região em si do canal é tão pouco explorada, se tivesse mais restaurantes na beira e uma iluminação melhor, com certeza poderia ser uma espécie de veneza brasileira.

paraty e trindade

paraty e trindade

No segundo dia fomos fazer um passeio de barco pela costa de Paraty e conhecer as praias mais paradisíacas. Vou deixar esse relato para outro post mais completo. Porém por hoje me despeço dizendo que essa viagem foi uma feliz experiência e que pretendo voltar outras vezes, porque é um lugar que com certeza faz ganhar o coração de qualquer um ❤

leia esses também

Um passeio de barco pela baía de Paraty
belém do pará
Conhecendo a amazônia brasileira: Belém do Pará
joão pessoa pb
Conhecendo a Paraíba e um pouco mais do nordeste Brasileiro
esse post trata de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comments