
Tilápia empanada com Lima da Pérsia e Cebolinha
Eu penso em verão e já imagino uma porção de peixe frito bem fresquinha e deliciosa. Acho que poucas coisas me remetem tanto a verão como comer peixe frito depois de voltar de uma manhã divertida na praia. São memórias que eu guardo de forma muito especial e que hoje queria resgatar através dessa receita de Tilápia Empanada.
Eu optei por Tilápia por ser um peixe muito saboroso e que tem pouco espinha. Isso é muito prático, principalmente em empanados, pois peixes com muita espinha são difíceis e perigosos na hora do consumo. Além disso, temos a maciez e suculência da Tilápia, que mesmo sendo um peixe magro, conserva muito sabor. Muitos pontos que fazem esse peixe ser uma escolha perfeita para esse prato.
No entanto, é preciso dizer que o destaque dessa receita vai mesmo para o tempero: a Lima da Pérsia, uma fruta de sabor leve e refrescante e que traz um toque levemente cítrico para o prato. Junto com a Cebolinha, elas criam um blend perfeito de refrescância e sabor, tornando essa uma receita que cai muito bem em um almoço gostoso de verão! 🌞

vamos a receita?
Tilápia empanada com lima da pérsia e cebolinha
Equipment
- 1 Faca
- 2 Pratos
- 1 tigela
- 1 frigideira
- 1 Travessa com papel absorvente
- 1 Travessa para servir
Ingredients
- 500 gr Peixe tilápia fresco
- 1/2 litro Água morna
- 1 maço Cebolinha fresca picada em pedaços finos
- 2 unidades Lima pérsia
- 1 Ovo
- 6 colheres de sopa de farinha de trigo
- Farinha de trigo para empanar
- 1 colher de chá de cominho em pó
- Sal a gosto
- 350 ml de óleo para fritar
Instructions
- Esprema o suco de 1 lima da pérsia em um copo e reserve.
- Em uma tigela, adicione o peixe fresco, a água morna e o suco da lima da pérsia. Deixe de molho por aproximadamente 20 minutos.
- Após esse tempo, em um prato adicione o ovo, as 6 colheres de farinha de trigo, o cominho em pó e 1/3 do maço de cebolinha. Bata bem até virar uma mistura homogênea. Tempere com sal a gosto.
- Em outro prato adicione farinha de trigo para empanar.
- Passe o peixe na mistura do ovo e em seguida na mistura da farinha. Reserve.
- Leve ao fogo alto uma frigideira média com o óleo para fritar. Espere começar a ferver para adicionar o peixe.
- Adicione 2 peixes por vez na frigideira e vá virando assim que o peixe começar a ficar bem dourado.
- Retire e deixe escorrer o óleo em cima de um papel ou pano absorvente.
- Sirva em uma travessa com o restante da cebolinha picada e pedaços pequenos de lima da pérsia para espremer antes de comer.

Tilápia empanada: Dicas gerais
- Deixar o peixe de molho torna a carne mais suculenta e macia, diria até que levemente saborizada. Além disso, a água quente faz o processo de pré-cozimento, tornando a fritura mais rápida e segura.
- Caso você faça a receita usando a pele do peixe para aproveitar tudo (como eu faço), não se esqueça de deixar a mistura do ovo mais grossa colocando a farinha de trigo. Afinal esse é o segredo para ela grudar melhor e ficar com um aspecto mais crocante.
- Não recomendo que frite o peixe em fogo baixo. Ele vai desmanchar. De fogo médio a alto.


