Outono é aquela época em que começamos a pensar em comidas quentinhas e aconchegantes, como esse pão de chocolate, que é perfeito para um café da tarde especial. A minha inspiração para compor essa receita foi o clássico “pain au chocolat” que é uma espécie de folhado de chocolate muito tradicional da confeitaria francesa. Como esse tipo de pão é mais difícil de ser feito, busquei adaptar o sabor o sabor macio e amanteigado à praticidade de um pãozinho rápido que pode ser feito com poucos em ingredientes aí na sua casa. Acabou saindo então essa receita super simples e versátil que hoje compartilho com vocês! 🍫
Pão de chocolate
Materials
- 50 ml água morna
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 15 gramas de fermento biológico
- 200 gramas de manteiga em temperatura ambiente
- 600 gramas de farinha de trigo
- 3 ovos
- 300 gramas de chocolate
Instructions
- Em uma tigela adicione a água morna, o açúcar e o tablete de fermento biológico. Deixe agindo por cerca de 5 minutos.
- Adicione os ovos e a manteiga e mexa bem com uma colher.
- Adicione a farinha de trigo e mexa até todos os ingredientes incorporarem na massa.
- A textura correta da massa é no ponto macio mas que não grude nas mãos. Se precisar adicionar um pouco mais de farinha para atingir o ponto, pode adicionar. As vezes pela qualidade da farinha isso se torna necessário.
- Mexa a massa por cerca de 10 minutos. Se tiver uma batedeira planetária, recomendo que use ela para a massa atingir seu melhor ponto.
- Pegue pequenos pedaços de massa (uma bolinha que caiba na palma da mão). Abra a massa na sua mão formando uma espécie de conchinha. Em seguida adicione o chocolate no meio do massa e feche as pontas, formando uma bolinha com as mãos.
- Coloque em uma forma plana untada e depois repita o processo. Deixe uma distância de 10cm entre uma bolinha e outra.
- Deixe a massa descansar e crescer em um local fechado por cerca de 3 horas.
- Depois desse tempo, leve ao forno 180º por cerca de 20 minutos, sempre olhando pelo vidro do forno até os pãezinhos ficarem dourados.
- Retire do forno e sirva ainda quente. O pão fica melhor sempre quentinho.
Notes
O ideal é servir o pão ainda quente porque em temperatura ambiente ele costuma ficar um pouco mais sequinho. Você também pode colocar a quantidade de chocolate que desejar no recheio.
Perfeita para servir com um cafezinho recém passado, essa receita se tornou um coringa das minhas tardes de outono. O rendimento dela é super bom e eu costumo fazer para tomar café durante a semana toda. Costumo guarda-los no forno e sempre esquentar antes de comer, assim ele fica sempre delicioso! ☕
Espero que tenham gostado da receita. Em breve compartilharei mais delícias da estação para encher o coração de vocês de carinho ❤