12 de março de 2019

Vocês pediram e eu vim cumprir trazendo a receita desse bolo de abacaxi invertido vegano que eu fiz para nossa mini celebração de carnaval! 🍍 É uma receita super básica, mas esse bolinho além de delicioso é muito charmoso e cai muito bem em qualquer festinha ou ocasião mais especial, por isso recomendo que você salve nos seus favoritos para testar qualquer dia desses quando você quiser arriscar algo mais elaborado na cozinha! ❤

Imprima essa receita

Bolo de abacaxi invertido (vegano)

Tempo de preparo 10 minutes
Tempo de cozimento 40 minutes
Tempo total 50 minutes
Rendimento 6 pedaços
Por Jess

Você vai precisar de:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de leite vegetal (usei de coco)
  • 1/3 xícara de suco de abacaxi
  • 5 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de fermento

Para calda

1 xícara de chá de açúcar mascavo - 1xícara de açúcar refinado - 1/2 xícara de água

Para decorar

rodelas de abacaxi fresco e cerejas

Modo de preparo

Fazendo a calda

  1. A calda deve ser feita antes de tudo. Em uma panela adicione os ingredientes da calda e mexa bem até dissolver por completo.

  2. Leve ao fogo médio mexendo bem até a calda engrossar, mas não deixe ficar muito tempo para não atingir ponto de caramelo, do contrário a calda ficará dura. Quando engrossar aguarde alguns segundos e desligue.

  3. Desligue o fogo e adicione toda a calda na forma. Mexa a forma para os lados para que a calda pegue as laterais. Repita o processo depois de 1 minuto para a camada de calda ficar mais grossa.

  4. Pegue as rodelas de abacaxi e coloque no fundo da forma (após inserir a calda) e decore com a paginação que achar melhor. Se necessário corte pedaços menores do abacaxi para compor a forma. . Após feito esse processo reserve a forma com a calda e abacaxi e inicie a produção da massa.

Fazendo a massa:

  1. Ligue o forno à 180º antes de iniciar o preparo da massa.

  2. Em uma tigela adicione o açúcar e o óleo e mexa bem até virar uma pasta.

  3. Acrescente o leite vegetal e o suco de abacaxi.

  4. Acrescente a farinha de trigo aos poucos peneirando bem para que não forme pelotas. Mexa delicadamente.

  5. Acrescente o fermento e o sal e mexa levemente apenas para incorporar na massa.

  6. Coloque a massa na forma por cima da calda e do abacaxi e leve ao forno médio por 30 minutos. Após esse período abra o forno e insira um palito no meio do bolo. Se sair limpo está pronto, caso não, deixe por mais um tempo, repetindo o processo a cada 4 minutos para garantir que o bolo não vai queimar.

  7. Após pronto, retire da forma ainda quente, para garantir que a calda vai sair intacta. A calda quente se desgrudará fácil da forma, por isso não é necessário untar antes de colocar a massa.

  8. Espere esfriar e decore o bolo com cerejas a gosto, leve a geladeira e sirva gelado. 

Como dá para ver nas fotos o bolo ficou um pouco torto porque meu forno estava torto e não percebi, mas acho não perdeu em nada sua graça e elegância. A calda deixa uma camada grossa no topo que faz ele ficar molhadinho e a presença do açúcar equilibra bem com o azedinho do abacaxi, criando assim uma combinação de sabores clássica.

A verdade é que esse bolo é um clássico né? E eu quis fazer a versão vegana porque se dá para fazer um bolinho sem ovo, porque vamos desperdiçar o bonito né? Mais sustentável e fica como uma opção para quem quer reduzir o consumo de produtos de origem animal.

Finalizo dizendo que a minha inspiração para fazer essa receita veio da minha série favorita desperate housewives. Quem não lembra da cena icônica que a bree e a Gabi tentam fazer um bolo de abacaxi invertido juntas e o da bree fica perfeito mais o da gabi fica um desastre? Até hoje eu me divirto com a lembrança dessa cena. Por isso espero que gostem desse bolo tanto quanto eu e caso decidam fazer, não deixem de me avisar, vou amar saber que você fez uma de minhas receitas!

Gratidão e até a próxima!

Leia esses também

    gelatina de coco
    gelatina de coco
    um carnaval com comidinhas veganas
    Tilápia empanada com lima da pérsia e cebolinha
esse post trata de:

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


635 No bloglovin 6701 No instagram 818 No pinterest