Eu prometi trazer também receitas sem carne para as ceias de fim de ano, por isso hoje eu compartilho essa opção de Crostini vegano de cogumelo caramelizado que é incrível para ser servido como entrada. A verdade é que essa combinação é sublime e traz tanta simplicidade que é impossível não agradar ao paladar da maioria. Por isso mesmo que você não seja vegano, vale a receita. E de quebra, você ainda impacta positivamente todos os seus convidados, provando que comida sustentável pode ser sim, deliciosa.
Ingredientes para Crostini de cogumelo caramelizado
- 3 pães do tipo francês
- 50ml de azeite
- 200 gr de cogumelo tipo champignon
- 100 ml de molho de soja
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de óleo vegetal
Como fazer o crostini?
- Corte o pão em fatias de média espessura.
- Em uma assadeira redonda adicione o azeite espalhando bem por toda superfície.
- Pegue um fatia de pão e passe no azeite da assadeira. Em seguida vire -a deixando a parte com azeite para cima. Depois repita o processo com todas as fatias.
- Leve a assadeira e os pães ao forno alto por cerca de 25 minutos, ou até dourar bem as bordas.
Fazendo o cogumelo caramelizado:
- Corte os cogumelos em formato pequeno e reserve.
- Em uma panela, adicione 1 colher de sopa de óleo vegetal e leve ao fogo médio. Adicione os caogumelos e frite bem até começarem a solta um pouco de água.
- Adicione o molho de soja e o açúcar.
- Quando começar a fervura, vá mexendo para garantir que o cogumelo está incorporando todo o molho. Desligue somente quando ele estiver em uma textura espessa.
Com tudo pronto, você pode iniciar a montagem. Adicione um pouco do cogumelo em cima do crostini e sirva coma decoração de sua preferência. É importante ressaltar que de forma alguma essa combinação é agridoce. O açúcar serve para deixar o cogumelo com uma textura mais firme e o molho de soja anula qualquer sabor doce! 😄
Sabrina Santiago
Estou fazendo uma pequena maratona de leitura nesse blog e, meu deus, que fome. hehehe
aptox
muito amor! ♥