23 de novembro de 2018

sorvete de morango caseiro super fácil

Já faz um tempo que eu estava querendo fazer sorvete cremoso caseiro que fosse 100% natural e não tivesse na sua composição o uso de banana. Nada contra essa fruta maravilhosa, mas não fica tão cremoso quanto o industrializado e eu realmente queria uma versão que desmanchasse na boca. Comecei então a pesquisar técnicas de produção de sorvete e tentar achar uma fórmula mais simples para qualquer um fazer em casa (sem o uso de máquinas extraordinárias, ou químicas absurdas) e acabei tendo como inspiração uma dica que ouvi em uma gelateria na Itália: o velho e bom creme de leite fresco.

sorvete de morango caseiro

A base para todo e qualquer bom gelato cremoso é um leite fresco com boa porcentagem de gordura . Foi assim que provavelmente os primeiros sorvetes foram feitos, sem grandes tecnologias e de uma forma bastante orgânica. A gordura do chantilly é um dos melhores estabilizantes naturais, criando uma emulsão perfeita, aerada e super leve. Por isso essa receita é simples, adaptada à nossa realidade brasileira, com ingredientes fáceis que não exigem grandes técnicas. O resultado é maravilhoso: um sorvete leve, que desmancha na boca e não cria cristais de gelo. Cremosidade garantida e degelo demorado, você pode servir que ele vai levar uns bons minutos antes de derreter.  Ou seja, um grande sucesso!

Você vai precisar de:

  • 395gr de leite condensado
  • 280gr de morango
  • 250ml de creme de leite fresco (ou mistura para chantilly)

sorvete de morango caseiro super fácil

  1.  Em uma batedeira, bata o creme de leite até atingir o ponto de chantilly firme.
  2. Em um processador ou liquidificador, adicione o leite condensado e o morango e processe até que se torne uma mistura homogênea.
  3. Adicione a mistura de morango no chantilly e bata por alguns segundos até que a mistura incorpore totalmente (não bata muito para não desfazer o chantilly).
  4. Coloque a mistura em um recipiente vedado e leve ao congelador por 12 horas.

sorvete de morango caseiro sem banana

Você pode usar mistura para chantilly ao invés do creme de leite fresco. Coloco essa opção porque sei que em muitas regiões o acesso a esse ingredientes é muito difícil. Mas tenha em conta que o sabor do sorvete será alterado, bem como sua consistência. Se o chantilly for muito mole pode até não dar certo. O ideal é que seja uma mistura com alguma gordura – daquelas mais profissionais mesmo. Nada de chantilly de caixinha ok? 😂

Espero que tenha gostado dessa receita! Caso faça, não deixe de me marcar com a arroba @aptox no instagram, que eu vou adorar ver o resultado! 💕

Rendimento: 1,5 litro.

Leia esses também

    sobremesa cereja e nozes
    Sobremesa com calda de cereja e farofa de nozes
    Torta gelada de chocolate amargo e cerejas
    salada de pera & queijo minas ao molho de mostarda e mel
esse post trata de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


635 No bloglovin 6701 No instagram 818 No pinterest