9 de setembro de 2018


panqueca tradicional americana
9 de setembro de 2018

 OU O FAMOSO CHAPÉU-DE-COURO, como é conhecido no Ceará.


Eu cresci comendo esse delicioso bolinho de frigideira que minha avó sempre chamou de chapéu de couro. Até onde eu sei, é uma receita muito famosa no interior do Ceará (onde minha avó nasceu) e ela sempre fazia para nós tomarmos café da tarde vendo novela. O que eu nunca tinha associado é que na verdade, esse bolinho é a tradicional panqueca americana, aquela que é servida com mel e frutas em todos os tradicionais cafés da manhã norte americanos. Quando eu entendi isso foi quase como um estalo na minha mente, afinal eu sempre testei várias receitas complicadas com ingredientes requintados, mas no fim das contas a minha avó é que sabia das coisas, a receita dela é bem simples e foi o ponto de partida para eu chegar até essa versão final que apresento hoje para vocês. 


Queria dizer que simplicidade e leveza foram minhas inspirações. Eu queria uma receita que fosse fácil de fazer e acessível para nós brasileiros, afinal, convenhamos, esse negócio de pedir buttermilk é uma coisa muito pouco prática certo? Não se acha isso em nenhum canto no Brasil e não é tão fácil fazer em casa. Por isso eu testei muito até chegar nas proporções exatas e achei o substituto perfeito para conservar a maciez e leveza de uma panqueca feita com os melhores ingredientes norte-americanos.

Você vai precisar de:

  • 2 ovos
  • 5 colheres (de sopa) de açúcar refinado
  • 1 colher (de sopa) de manteiga
  • 170g de Iogurte natural Integral
  • 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo  peneirada
  • 100 ml de água
  • 1 colher (de chá) de fermento em pó
  • 1 colher (de chá) de essência de baunilha


  1.  Em uma vasilha adicione os ovos, o açúcar e a manteiga. Mexa bem até a mistura ficar homogênea. Em seguida adicione o iogurte.
  2.  Adicione a farinha peneirada e a água, depois mexa delicadamente até incorporar.
  3.  Acrescente o fermento e a essência de baunilha e repita o processo de mexer até incorporar.
  4. Em uma frigideira pequena adicione a porção de uma concha de massa e leve ao fogo baixo até desgrudar da panela. Quando perceber que está desgrudando do fundo, vire a panqueca para que possa fritar do outro lado.
  5. Retire da frigideira e reserve. Repita o processo com o restante da massa.

Importante:

  • Jamais use colher de metal para mexer a massa. Opte por colher de pau ou de plástico.
  • Conforme a massa for fritando ela vai crescendo na própria frigideira. Se isso não acontecer alguma coisa deu errado e provavelmente foi o iogurte que não reagiu com o fermento.



Como dá para perceber, o segredo está no uso de água ao invés de leite e iogurte para garantir a maciez e leveza. Eu particularmente não recomendo o uso de iogurtes muito líquidos como a maioria que vende das grandes marcas, prefiro aqueles que são mais "coalhados" e tem um aspecto mais sólido. Eu gosto muito e uso dessa marca aqui.

Espero que tenham gostado dessa receita e que possam fazer muitas e muitas vezes! Recomendo servir com um bom mel e morangos, afinal nada é mais a cara da primavera 🌼

Rendimento: 7 ou 8 panquecas pequenas

8 comentários

  1. Que delícia, vou tentar fazer, depois te falo se acertei😘😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  2. já tentei fazer panqueca americana varias vezes no café da manha, pra ver se eu gostava, mas sinceramente nunca curti, sempre achei muito pesada, nunca fiz com iorgute, vou testar sua receita!
    e a propósito que fotos lindas nos posts né?
    beijos,
    tety
    simplesrotiina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tety!
      A maior parte das receitas é pesada mesmo, porque fica solada ao invés de ser uma massa leve e aerada. Essa receita tem uma proposta de ser super leve, devido a reação entre o iogurte e o fermento que faz crescer uma massa alta e fofinha :)
      Se você testar, me conta se deu certo?

      Excluir
  3. Que post maravilhoso!! Da água na boca só de olhar essas fotos! Socorro! ♥

    ResponderExcluir

Deixe sua dúvida, sugestão ou comentário que assim que possível irei responder! Todos os comentários são moderados para evitar SPAM ♥

a vida feita com amor ❤ © 2016 - | proibida a reprodução | theme by march17 com adaptações por QRNO