
Bolo folhado é uma daquelas receitas que agradam os gregos e troianos e que com certeza vai aparentar uma complexidade de elaboração muito maior do que a realidade. Por isso é perfeita para fazer nessa primavera, em uma ocasião que exija algo mais decorado, mas ao mesmo tempo simples e super leve.

Uma coisa importante a dizer sobre essa receita é que ela é bastante equilibrada e por isso combina tanto com a primavera. Se você pensar, a mousse branca é extremamente doce, mas o tom cítrico das frutas acabam equilibrando o sabor final. De outro lado, a leveza da mousse que é aerada também complementa muito bem a massa folhada que é mais crocante e desmancha na boca. No fim das contas, tudo é bastante harmonioso e a beleza final é apenas um aditivo a enorme listas de motivos para você testar essa receita. Inclusive até substituir por um bolo de aniversário, quem sabe ~ creio que funciona bem para quem não se agrada muito dos típicos bolos de massa.

Você vai precisar de:
- 200 ou 250 ml de chantilly para bater ou creme de leite fresco
- 100gr de chocolate branco
- 500 gr de massa folhada pronta
- frutas de sua preferência (usei: uva, morango, kiwi, pera & pêssego)

Preparando a massa:
- Em uma superfície limpa e lisa, abra a massa folhada com um rolo na espessura de 0,5cm. (se você comprou a massa pronta, não precisa abrir com o rolo pois já está em uma espessura adequada)
- Corte retângulos de aproximadamente 10x25cm de massa e separe-os. (eu particularmente cortei 8 pedaços, mas você pode querer menos ou mais a depende de quantas camadas deseja no seu bolo)
- Em uma forma antiaderente (ou de cerâmica), pincele uma camada de manteiga no fundo da forma.
- Em seguida coloque os retângulos na forma, com uma margem de 2cm entre uma peça e outra para que não grudem enquanto estão assando.
- Leve ao forno em temperatura alta (220º) por cerca de alguns minutos até você perceber que a massa começou a ficar dourada. Quando atingir esse ponto retire.
- Retire os retângulos assados da forma e armazene-os em um recipiente adequado até a hora da montagem.
Observações importantes:
- Preparar a massa é a parte mais difícil da receita. A minha dica é, em nenhum hipótese use uma forma que não seja antiaderente. A chance da sua massa grudar é enorme pois a massa folhada é muito delicada e na hora de tentar tira-la ela vai acabar se desintegrando. Se não tiver forma antiaderente use papel manteiga e não se esqueça de pincelar manteiga ou margarina antes de colocar a massa folhada.
- O ponto de assar a massa folhada é muito delicado, então não faça outras tarefas enquanto aguarda esse processo, fique atento e observe. Quando começar a dourar as bordas, desligue. Se a massa assar demais ficará quebradiça e se assar pouco ficará crua. Na dúvida abra a tampa do forno e sempre use seu olhar para discernir o melhor ponto para retirar a massa.
- Provavelmente você não conseguirá assar todos os retângulos de uma única vez. Eu mesma assei apenas dois por vez e levei cerca de meia hora para assar tudo. É um processo simples: coloque a manteiga, os retângulos e já leve ao forno. Quando estiver no ponto retire e imediatamente coloque manteiga novamente na forma, coloque também mais retângulos e leve novamente ao forno. Repita esse processo até ficar pronto. E ah, importante: talvez na primeira vez você quebre sua massa (tudo bem), acontece. Por isso é bom fazer a mais para garantir essa margem de erro.
- É muito importante que você retire os retângulos da forma enquanto ainda estão quentes. A massa folhada fica mais dura quando esfria e depois disso será quase impossível retira-la. Tenha cuidado para retirar a massa e use uma espátula para lhe auxiliar no processo.

Preparando a mousse
- Bata o chantilly e deixe separado.
- Derreta a barra de chocolate. Eu fiz o processo em banho-maria, mas você pode derreter no microondas tomando bastante cuidado para não queimar o chocolate (faça o processo de 30 em 30 seg).
- Despeje o chocolate derretido enquanto ele ainda está quente dentro do chantilly previamente batido. Misture delicadamente até o chocolate incorporar totalmente no chantilly, deixando uma coloração levemente bege e uma consistência mais sólida.
- Coloque essa mistura dentro de um recipiente tampado e armazene em local refrigerado.
Essa é uma das parte mais fáceis da receita. A minha dica é: um chantilly de qualidade irá dar mais consistência na mousse, então é altamente recomendado. Também tome cuidado com a incorporação do chocolate no mesmo, pois dependendo da qualidade do chantilly, se você bater demais vai ficar muito líquido e irá estragar sua receita.

Iniciando a montagem:
- O primeiro passo para iniciar a montagem é picar as frutas em pedaços pequenos. Para que estejam bem fresquinhas, opte por fazer essa passo um pouco antes de servir o bolo.
- Na travessa onde deseja montar, coloque uma camada de massa folhada. (eu usei 2 retângulos como base e seguia proporção nas demais camadas).
- Em seguida cubra a massa com mousse branca, de forma que não fique exagerada nos cantos. (use uma espátula para lhe ajudar a espalhar).
- Coloque camadas das frutas de sua preferência, na composição que desejar. Eu preferi separar fileiras por tipo de fruta, mas você pode preferir misturar tudo. Faça do seu agrado.
- Repita o processo até acabar a massa, a mousse e as frutas. No meu caso foram 4 camadas e eu fui calculando para não faltar nenhum dos ingredientes.
- Se preferir use flores na decoração. Eu usei pequenas margaridas, tomando muito cuidado para retira-las na hora de consumir o bolo 😀
Importante:
Esse é um bolo mais leve e delicado, não somente pelas frutas, mas também pelo chantilly. Por isso recomendo que faça a montagem somente na hora de servi-lo. Porém se isso não for possível, faça uma pequena calda com açúcar, gelatina sem sabor e água e pincele em cima das frutas do topo para que elas não percam sua cor e brilho. Esse é um paliativo para que o bolo dure algumas horas, mas não deve ser usado de um dia para o outro. Na geladeira o chantilly exposto pode pegar gosto e as frutas perdem sua viscosidade. É uma receita para ser consumida no dia (se você deixar para o dia seguinte, saiba que o gosto não será o mesmo).



Caso você faça esse receita, você conta para mim o que achou? Será maravilhoso ver seu feedback! 😊
Giih
Meu sogro tinham pais gregos e ele é egipcio, ele ama bolo folhado e faz um que fica uma delicia! amei sua receitinha <3
.lívia.
nossa que delícia! amo demais bolo, fiquei com muita vontade de experimentar esse de frutas
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Jess Quirino
que legal giih! 🙂 não sabia dessa relação cultural.
Jess Quirino
se fizer conta o que achou ?? 😀
Grazi Lotti
que cara mais refrescanteeee! eu acho que nunca experimentei um bolo folhado e me deu super vontade de experimentar. lia a receita já imaginando como adaptar pra vegan AUSHUAS se eu fizer vou te falar e mostrar no blog!
Adoro esses cuidados e paciência nos preparos de uma receita, ficou lindo! Amei saber as frutas da estação tbm, já querooo s2
Aptox
que delícia grazi! uma versão vegana seria fantástica!!!!!!!!