cozinha em apartamento alugado: veja esse exemplo lindo
8 de maio de 2018
cozinha escandinava em apê alugado

Hoje vim para contar um pouquinho sobre o processo de construção da minha cozinha em apartamento alugado. E também responder algumas dúvidas que sempre surgem lá no insta. Esse espaço acaba sendo o mais apreciado do aptox, por isso merece um post detalhado, com informações bem completas que podem ajudar a todos que estão nesse processo de construir ou decorar uma casinha. Por isso espero que vocês gostem do conteúdo e que seja útil para vocês 😉

cozinha escandinava em apê alugado

a montagem de uma cozinha em apartamento alugado

Em primeiro lugar, vamos falar das minhas inspirações! De uma forma geral, todo o apê teve como ideia original um design mais clássico, escandinavo e black and white. Queria unir um conceito contemporâneo como o minimalismo, com um toque de tradição e classicismo, por isso encontrei no design escandinavo essa referência. Sei que falar de design escandinavo hoje em dia chega ser até chato de tão difundido que ele é, mas a verdade é que foi o encontro dos meus gostos mesmo, não dava para fugir muito disso. Por isso creio que o maior diferencial do nosso apê está nas soluções criativas que achei para minha realidade de apê alugado e sobre isso acho interessante dividir por tópicos para ficar tudo explicadinho e organizado:

metro white pastilha resinada

1. revestimento: metro white de resina e fita isolante

Sempre foi um sonho meu ter uma parede de metro white e como boa inquieta que sou, não teria como esperar o dia que pudesse ter minha casa própria. Por isso, quando descobri as pastilhas resinadas que imitam metro white eu não tive dúvida, sabia que assim que nos mudássemos, faria esse investimento. Muita gente me pergunta se foi caro e se vale a pena e a minha resposta é: depende. Investi cerca de R$500,00 (se não falhar a memória) e isso para algumas pessoas pode ser muito dinheiro para uma parede tão pequena. Porém para mim foi algo válido, porque tornou o espaço extremamente aconchegante e charmoso.

Acredito que se fosse o caso de fazer a cozinha toda seria inviável, mas para pequenos cantos vale sim muito a pena. Além do mais, é uma questão de estilo de vida. Qualquer investimento em apartamento alugado é algo que vai ser perder no retorno do imóvel ao proprietário, porém você deve avaliar se o bem estar que isso te proporcionará vale o o investimento feito. Nesse caso, não houve arrependimento.

LEIA TÁMBÉM: MINHA EXPERIÊNCIA COM AS PASTILHAS RESINADAS QUE IMITAM METRO WHITE

Quanto a aplicação, ela foi relativamente fácil. Não ficou perfeita, porque eu mesma a fiz e não sou o tipo de pessoa que trabalha bem com as mãos (muito menos me dou tão bem com coisas que precisam de muita simetria, risos!) mas creio que no grosso ficou aceitável. Além disso, para dar acabamento e fazer uma parede lateral que combinasse com o revestimento instalado eu tive a ideia de usar fita isolante, coisa que eu particularmente achei uma ideia bem criativa!

Soluções baratas e econômicas

Sei que muita gente vai achar loucura, mas não estávamos dispostos a investir em mais pastilhas resinadas (pois o custo excedia nosso orçamento) e eu também não fiquei satisfeita com a aplicação crua das pastilhas sem nenhum tipo de elo com o resto da cozinha, dai olhei para o fundo das placas e percebi que eram muito similares a uma fita isolante, peguei então um rolinho e comecei a colocar na parede cobrindo tudo que eu queria. Finalizei com dois pratinhos colados com fita 3M (dessas que colam coisas da parede, do tipo poderosa) e fiquei bastante satisfeita com o resultado. Claro que se eu tivesse mais recursos e uma casa própria faria algo mais refinado, porém o conceito aqui é simples e barato porque nunca sabemos quando vamos deixar aquele espaço, então para essa finalidade, é uma dica muito bacana.

Eu particularmente não recomendo o uso de fita isolante pois não sou autoridade no assunto e não sei dos riscos que ela pode causar se aplicadas perto de um fogão. Porém eu utilizo há 6 meses e nunca tive qualquer problema. Ela se quer esquenta quanto o fogo está ligado (e sim, eu cozinho muito mesmo). Fica a seu critério arriscar ou não.

ps. uma pergunta que surge bastante é sobre nossa pia: ela é uma pia resinada branca sintética e foi bem barata. Coloquei para combinar com o estilo da cozinha. Investi R$100,00 e achei que valeu super a pena e quem instalou foi meu pai.

cozinha escandinava em apê alugado

2. móveis reformados

Os móveis da cozinha são meus favoritos da casa. Isso porque todos tem muito valor sentimental. A começar pela bancada da foto de cima, que nos acompanha desde a primeira casa. Ela já foi muito usada nos 2 últimos apês que moramos para dividir sala de cozinha, mas nesse em especial ela fica encostada na parede e abriga 90% dos meus utensílios. Eu a pintei de branco para a última mudança que fiz e instalei puxadores provençais. Ela já possui um design bem clássico, então combinou super. Além disso pretendo colocar um vidro em breve na parte que é cristaleira, para evitar acumular pó.

cozinha escandinava em apê alugado

E pintar, vale a pena?

Outro móvel bem cotado e alvo de muitas questões é a cristaleira suspensa. Ela é da loja meu móvel de madeira e foi um investimento alto que fiz, pois queria demais um armário que lembrasse esse ar provençal de alguns projetos planejados, mesmo que fosse algo comprado em loja. Fiquei muitos meses pesquisando até achar a linha nozes da MMM e apesar de toda a linha ser cor de caramelo madeira, acabei comprando e pintando por conta própria, pois foi o mais próximo que achei do que queria.

veja também: as melhores plantas para apartamento interno

Acho que foi um investimento alto e honestamente hoje não faria. Deu muito trabalho para pintar e ainda sim ficou estranho sabe? Na foto não dá pra ver, mas pessoalmente é cheio de imperfeições. De toda forma, é o grande charme da cozinha né? Ainda mais com esse aramado que dá para pendurar vários utensílios. Na cristaleira suspensa guardamos porcelanas e os potes de vidro com mantimentos 💓

Sobre as prateleiras, a que fica na porta com panelas penduradas, avental e alguns utensílios é da MMM também. Essa sim já veio branquinha e maravilhosa e valeu sim o investimento. As outras mais simples são dessas que se encontram em todo lugar.

Não vou comentar da bancada da pia porque veio com o apê e não mexi em nada. Agora quanto ao armário que fica no fundo da cozinha, ele é meu queridinho, foi presente da minha tia e faz parte de um jogo de cozinha desses de casas bahia mesmo sabe? Bem simples. Eu adoro porque é todo ripadinho, então não precisei fazer muito, só troquei os puxadores. Nele guardo tudo: panos e produtos de limpeza, toda a roupa de cama e produtos dos gatos. SIM! sou muito minimalistas mesmo e tudo absolutamente tudo no apê é extremamente organizado.

cozinha escandinava em apê alugado

 

3. os eletrodomésticos

Essa parte é importante para que você perceba que em um apê alugado é importante saber onde investir e onde não vale a pena. Os eletros vão de investimentos altos à baratinhos reformados, pois priorizo funcionalidade e economia em tudo que planejo.

Para começar, vamos falar da máquina. Ela é uma samsung Wd600 e foi a melhor aquisição da minha vida! Secar roupa em um apê tão pequeno sempre foi um problema e ter a opção de tirar a roupa da máquina já seca é algo fenomenal. Além disso, a máquina é super econômica e tivemos redução de 40% da nossa conta de água. Claro que tivemos um aumento de 20% na conta de luz, porém acho que no fim das contas a balança ainda pende para o lado da economia, pois a eficiência dessa máquina é algo de outro mundo.

leia também: porque investir em melhorias em apartamento alugado

Outra coisa relativamente cara que tenho é a batedeira Kitchen Aid. Eu amo e é uma queridinha da casa. Porém eu NÃO recomendo essa batedeira para o grosso da população. Ela é ótima, porém para realizar trabalhos pesados de confeitaria. Se não for seu caso, não vale o investimento, pois ela precisa ser usada com frequência para não enferrujar e perder suas potência. Eu particularmente uso bastante pois faço muito bolo, rosquinhas, pães e etc, por isso digo que é a melhor do ramo mesmo. Mas tem que ser coerente com sua realidade, pois apenas por beleza, não vale.

e os mais baratinhos

Sobre o fogão, tá ai uma coisa que comprei baratinha. Precisava de um fogão pequeno para caber no espaço reduzido da cozinha e não querria investir muito porque transportar um eletro em mudança degrada muito o objeto e diferente da máquina que representa um benefício considerável, o fogão não é algo que impacta tanto no dia a dia, por isso comprei um esmaltec caribe preto. Ele é super pequeno, mas combinou muito com a cozinha, dando um aspecto de casa de boneca. Eu não recomendo muito porque nem acendimento automático ele tem, por isso não é uma coisa que eu possa dizer: nossa que maravilhoso. É barato e funciona. Apenas isso.

Outro baratinho que tenho é a nossa geladeira que é dessas que temos que descongelar manualmente! Ela já foi vermelha, já foi turquesa e agora está preta. Pintei de tinta esmalte preto fosco e não pretendo trocar porque ela cabe perfeitamente no espaço pequeno desse apê e achamos que não vale comprar uma muito tecnológica que pode se deteriorar nas mudanças.

Por fim, os eletroportáteis que tenho são apenas aqueles que necessito. Processador Oster (muito frágil e não funcional, uso pouco), liquidificador mondial (baratinho e básico) e cafeteira eletrolux (fantástica porém velhinha).

4. Utensílios e decoração

Para fechar esse post gigantesco, a pergunta que não quer calar: onde compro acessórios fofinhos para a  cozinha? A resposta é: em todo lugar. Tudo que há nessa cozinha foi garimpada por anos enquanto montava o projeto do apê. Tem coisa de todo canto. Minhas lojas preferidas para comprar esses objetos são: etna, tok stok, daiso, extra hipermercados, carrefour e aliexpress.

Não tem nem como eu dizer de onde é cada coisa porque a lista ficaria enorme e provavelmente pelo tempo que compramos não vai se achar a mesma coisa nos estoques. Porém a dica é: garimpe, garimpe muito. As minhas compras favoritas vieram de lojas chinesas (como essas que tem na 25 de março e no centro de guarulhos, além do aliexpress), mas os itens mais refinados são da tok stok. Para montar tudo com coerência, fiz  uma lista de tudo que precisava, desde o acessório mais fútil (como avental) até os mais essenciais como panelas. E passei um tempão indo a vários tipos de loja diferentes sempre arrematando um item pelo seu preço promocional. Foi assim que adquiri uma cozinha completa por um investimento baixo.

cozinha escandinava em apê alugado

Outra pergunta que surge com frequência é como faço para manter uma cozinha branca tão limpinha. A resposta para isso é simples: tudo, ABSOLUTAMENTE TUDO tem seu lugar. Cada cantinho e cada necessidade foi considerada e a alta racionalização do espaço permite que tudo sempre funcione de forma orgânica sem que isso demande tanto trabalho na nossa parte. O outro fator é que lavamos louça com frequência (evitando acumular gordura e manchar as coisas) e temos uma rotina rígida de limpeza.

Cuidar da casa é um investimento que fazemos, pois é o espaço onde habitamos e o externo reflete no nosso bem estar interno. Falando apenas por mim agora, fui criada em um lar muito limpo com uma mãe sagitariana porreta que fazia uma faxina em 2 horas e um pai virginiano meticuloso que tinha um método para cada coisa. Isso influenciou muito na minha formação e isso trouxe para meu lar.

concluindo tudo com muito amor

Então fecho esse post agradecendo a todos que mandaram suas perguntas! Fiquei muito feliz que nossos esforços em deixar nossa casa bacaninha sejam inspiradores para outras pessoas, com certeza é uma de minhas missões pessoais mostrar ao mundo que é possível sim ser feliz com o que se tem hoje, alugado ou próprio, barato ou caro, simples, ou elaborado. Acredito que a nossa força de vontade e energia empregadas na felicidade cotidiana, semeia um futuro próspero e abundante. 

ps. qualquer dúvida que presistir deixem nos comentários, que prometo responder TUDO! 😊

leia esses também

armário sazonal: tudo que você precisa saber para adotar essa prática
Buenos, mi amor, aires.
Porque investir em melhorias em um apê alugado?
esse post trata de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 Comments