
Leve, saboroso e requintado, esse risotto e camarão é um verdadeiro clássico do verão! Por isso eu trouxe a minha versão especial dessa receita que inclui cogumelos e alho póro com muito, muito parmesão. É uma receita simples mas extremamente saborosa e que pode ser servida em uma ocasião que peça algo mais elaborado.

risotto de camarão com champignons & alho poró
Materials
- 300 gr de camarão fresco rosa
- 100 gr de cogumelo do tipo champignon
- 1 talo médio de alho poro
- 3 talos de cebolinha
- 300 ml de vinho branco
- 300 gr de manteiga
- 500 gr de arroz arbóreo
- 1 litro de água (em média)
- 300 gr queijo parmesão ralado
Instructions
- Antes de mais nada, você deve escaldar o camarão. Em uma panela com água fervente (tem que estar borbulhando), adicione o camarão e logo em seguida o retire. Ele não deve permanecer mais do que 10 segundos na panela. Esse processo serve para preparar o camarão para receita.
- Feita a preparação do camarão, você inicia o restante da receita. Em uma panela, adicione a manteiga, a cebolinha e o alho poró. Leve ao fogo médio para fritar até que a manteiga esteja completamente derretida.
- Adicione o arroz e água até cobri-lo (e cerca de 5cm acima do nível do arroz). Deixe cozinhar, sempre observando, até que a água evapore de se torne um caldo mais grosso.
- Quando chegar nesse ponto, adicione um pouco do vinho e mais água um pouco acima do nível da mistura. Fique mexendo até notar que a mistura já evaporou e reduziu, nessa etapa, você deve experimentar o arroz e se ela ainda estiver duro, repita o processo. Faça isso até que sinta o arroz macio e saboroso.
- Após esse processo, você deve adicionar o camarão (escaldado), os cogumelos picados e mais um pouquinho de água e vinho (bem pouco).
- Misture e deixe cozinhar (por cerca de 2 minutos no máximo). Desligue, deixe esfriar por alguns minutos e sirva com parmesão ralado na hora.
risotto de camarão e a arte de fazer risottos
Poucas coisas no mundo são mais gostosas que o cheiro de um risotto cozinhando na manteiga. Quando começamos a adicionar o vinho então, fica tudo ainda mais especial. Inclusive nada mais clichê que uma taça e vinho enquanto se faz um bom risotto né? É aquele tipo de receita para cozinhar relaxando e curtindo o processo. Sem pressa, só você e todos os sabores e cheiros dessa experiência.
Inclusive tudo pode parecer um pouco complexo, mas fazer risotto é uma arte que exige mesmo dedicação e atenção. No entanto, garanto que a recompensa é a altura, porque além desse prato ser muito delicioso, o processo é muito relaxante! 🍤
Feito tudo, é só servir com delicadeza e sem pressa. A minha recomendação é que você acompanhe com um bom vinho branco. Ele é suave o suficiente para não ofuscar os maravilhosos sabores desse prato.
Clara Rocha
fiquei morta de vontade de fazer, mas sem o camarão porque sou vegetariana. ♥ vou pegar a receita aqui do seu bloguito e fazer em casa