risotto de camarão com champignons & alho poró - aptox
13 de março de 2018
risoto alho poró

Leve, saboroso e requintado, esse risotto é um verdadeiro clássico do verão! Por isso hoje eu trouxe essa receita que pode ser servida em uma ocasião que peça algo mais elaborado.

risoto alho poró

Você vai precisar de:

  • 300gr de camarão fresco rosa
  • 100 gr de cogumelo do tipo champignon
  • 1 talo médio de alho poro
  • 300ml de vinho branco
  • 3 talos de cebolinha
  • 300gr de manteiga
  • 500gr de arroz arbóreo
  • 1,5 litro de água (em média)
  • queijo parmesão à gosto

risoto alho poró

Antes de mais nada, você deve escaldar o camarão. Em uma panela com água fervente (tem que estar borbulhando), adicione o camarão e logo em seguida o retire. Ele não deve permanecer mais do que 10 segundos na panela. Esse processo serve para preparar o camarão para receita.

Feita a preparação do camarão, você inicia o restante da receita. Em uma panela, adicione a manteiga, a cebolinha e o alho poró. Leve ao fogo médio para fritar até que a manteiga esteja completamente derretida. Adicione o arroz e água até cobri-lo (e cerca de 5cm acima do nível do arroz). Deixe cozinhar, sempre observando, até que a água evapore de se torne um caldo mais grosso.

risoto alho poró

Quando chegar nesse ponto, adicione um pouco do vinho e mais água um pouco acima do nível da mistura. Fique mexendo até notar que a mistura já evaporou e reduziu, nessa etapa, você deve experimentar o arroz e se ela ainda estiver duro, repita o processo. Faça isso até que sinta o arroz macio e saboroso.

risoto alho poró

Após esse processo, você deve adicionar o camarão (escaldado), os cogumelos picados e mais um pouquinho de água e vinho (bem pouco). Misture e deixe cozinhar (por cerca de 2 minutos no máximo). Desligue, deixe esfriar por alguns minutos e sirva com parmesão ralado na hora.

O processo pode parecer um pouco complexo, mas fazer risotto é uma arte que exige mesmo dedicação. No entanto, garanto que a recompensa é a altura, esse prato é muito delicioso! 🍤

A minha recomendação é que você sirva com um bom vinho branco. Ele é suave o suficiente para não ofuscar os maravilhosos sabores desse prato.

rendimento: 4 porções

Jess

Apaixonada por decoração, culinária e uma vida estilo "feito a mão". Gosto de escrever sobre tudo que me inspira e acredito em uma vida feita com mais amor.

leia esses também

gelatina de coco
gelatina de coco
bolo de abacaxi vegano
bolo de abacaxi invertido (vegano)
peixe tilápia empanado
Tilápia empanada com lima da pérsia e cebolinha
esse post trata de:

1 comentário