13

março 2018
risoto alho poró

Leve, saboroso e requintado, esse risotto é um verdadeiro clássico do verão! Por isso hoje eu trouxe essa receita que pode ser servida em uma ocasião que peça algo mais elaborado.

risoto alho poró

Você vai precisar de:

  • 300gr de camarão fresco rosa
  • 100 gr de cogumelo do tipo champignon
  • 1 talo médio de alho poro
  • 300ml de vinho branco
  • 3 talos de cebolinha
  • 300gr de manteiga
  • 500gr de arroz arbóreo
  • 1,5 litro de água (em média)
  • queijo parmesão à gosto

risoto alho poró

Antes de mais nada, você deve escaldar o camarão. Em uma panela com água fervente (tem que estar borbulhando), adicione o camarão e logo em seguida o retire. Ele não deve permanecer mais do que 10 segundos na panela. Esse processo serve para preparar o camarão para receita.

Feita a preparação do camarão, você inicia o restante da receita. Em uma panela, adicione a manteiga, a cebolinha e o alho poró. Leve ao fogo médio para fritar até que a manteiga esteja completamente derretida. Adicione o arroz e água até cobri-lo (e cerca de 5cm acima do nível do arroz). Deixe cozinhar, sempre observando, até que a água evapore de se torne um caldo mais grosso.

risoto alho poró

Quando chegar nesse ponto, adicione um pouco do vinho e mais água um pouco acima do nível da mistura. Fique mexendo até notar que a mistura já evaporou e reduziu, nessa etapa, você deve experimentar o arroz e se ela ainda estiver duro, repita o processo. Faça isso até que sinta o arroz macio e saboroso.

risoto alho poró

Após esse processo, você deve adicionar o camarão (escaldado), os cogumelos picados e mais um pouquinho de água e vinho (bem pouco). Misture e deixe cozinhar (por cerca de 2 minutos no máximo). Desligue, deixe esfriar por alguns minutos e sirva com parmesão ralado na hora.

risoto alho poró

O processo pode parecer um pouco complexo, mas fazer risotto é uma arte que exige mesmo dedicação. No entanto, garanto que a recompensa é a altura, esse prato é muito delicioso! 🍤

A minha recomendação é que você sirva com um bom vinho branco. Ele é suave o suficiente para não ofuscar os maravilhosos sabores desse prato.

rendimento: 4 porções


Escrito por aptox


fritas molho azeitonas

Azeitonas pretas foi o ingrediente que mais usamos nesse verão. Isso porque seu sabor forte e marcante permite complementar qualquer prato básico, coisa que no verão é fundamental, pois na maioria dos dias, dispensamos coisas muito elaboradas e pratos muito pesados. Por isso eu não poderia deixar de escrever sobre essa receita coringa que nos […]

LEIA O POST COMPLETO


dúvidas ou sugestões? deixe um comentários! Vou adorar sua sua interação :)


Nenhum comentário em “risotto de camarão com champignons & alho poró”


bruno henrique

Olá Clara.

Que ideia legal. Não fizemos ainda, mas com certeza é uma boa pedida uma receita vegetariana de risotto. Depois que fizer, comente aqui conosco como ficou, e o que achou.

Obrigado por comentar aqui em nosso cantinho.

abraço.

Clara Rocha

fiquei morta de vontade de fazer, mas sem o camarão porque sou vegetariana. ♥ vou pegar a receita aqui do seu bloguito e fazer em casa


630 NO BLOGLOVIN 4276 NO INSTAGRAM 647 NO PINTEREST