10 de novembro de 2016
chili

A receita de hoje é um clássico da culinária mexicana, só que revisitado, com um toque à brasileira. Primeiramente pelo sabor  da pimenta malagueta, aquela que tem gosto de Brasil e que é facilmente encontrada em nossa cultura. Segundo pelo toque de bacon, que dá aquele cara meio “feijoada” que tem a cara do nosso país. Eu gosto do  tradicional chili mexicano, mas essa versão é especial, porque reúne o melhor de duas culturas, e dois mundos. Excelente para um ¡dia de los muertos! aqui! 😀

chili
chili

Você vai precisar de:

  • 250g de carne moída
  • 150gr de bacon picado em cubos
  • 2 cebolas médias picadas em fatias pequenas
  • 4 tomates médios
  • 3 conchas de feijão (só o grão) e uma concha de caldo
  • 1 colher de sopa de óleo para refogar
  • sal e pimenta malagueta à gosto

 

  1. Deixe 3 conchas de grão de feijão de molho no dia anterior. Cubra os feijões com água.
  2. No dia de fazer o prato, escorra a água do molho e adicione em uma panela de pressão. Cubra os feijões com água, tampe a panela e leve ao fogo médio para cozer. Leva cerca de 30 minutos para cozer, mas vai depender do seu fogo, então fique de olho. Depois de pegar pressão, deixe apenas 10 minutos.
  3. Certifique-se que o grão do feijão está mole. Caso não esteja, deixe cozer mais tempo até ficar molinho. Após esse processo, deixe esfriar e reserve.
  4. Em um liquidificador pulse os 3 tomates médios, com meia xícara de água. Reserve. (pulsar significa dar uma leve processada no ingrediente. Ligue e desligue após 5 segundos, não deixe ficar completamente líquido).
  5. Em uma panela média, adicione o óleo e leve para o fogo médio até esquentar. Após quase um minuto, adicione a cebola e o bacon, e frite mexendo bem, até ficar com um aspecto douradinho.
  6. Adicione a carne moída, e frite bem, até ela toda adquirir um aspecto escuro, de carne frita. Isso leva cerca de 8 minutos, e pode variar dependendo da quantidade de água que a carne soltar.
  7. Adicione o tomate processado e mexa bem.
  8. Em seguida adicione o feijão. 3 conchas de grão e 1 de caldo (o caldo do cozimento).
  9. Mexa bem e tampe a panela. Deixe cozinhar por 20 minutos.

Depois é só desligar, temperar com sal e pimenta à gosto e servir. Deixo o sal e a pimenta à gosto, porque cada pessoa tem uma preferência. Eu particularmente sou um pouco intolerante a coisas picantes, então coloco bem pouco só para dar um sabor de fundo. Ah, e uma dica: gosto de usar metade da quantidade de cebola roxa, porque dá um sabor picante também, na medida certa.

Você pode servir com uma folha de alecrim e uma pimenta por cima. Fica um charme! Além disso, pode acompanhar uma porção pequena de arroz,  que combina super bem 🍴

Rendimento: 4 porções pequenas

Leia esses também

    dia de los muertos
    dia de los muertos ’18
    Guacamole
    modelo de convite para ¡dia de los muertos!
esse post trata de:

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


635 No bloglovin 6701 No instagram 818 No pinterest