5

novembro 2016
bolo blueberry

A receita de hoje é um delicioso bolo de frutas, que é perfeito para um chá da tarde nesse clima ainda levemente gélido da primavera.

bolo blueberry

Você vai precisar de:

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo (peneirada)
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo
  • 200gr de manteiga
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de fermento
  • hortelã
  • blueberry e/ou amora

bolo blueberry

  1. Em uma tigela, adicione a manteiga e o açúcar e bata até virar um creme homogêneo. Acrescente os ovos e o leite e mexa bem.
  2. Aos poucos adicione a farinha, sempre mexendo, até incorporar na massa. Adicione o extrato e o fermento, mexa para incorporar e reserve.
  3. Ligue o forno a 180º. Unte uma forma pequena/média.
  4. Adicione as frutas na massa, bem como a hortelã picada. Quanto mais frutas mais saboroso, então fica a seu critério.
  5. Coloque a massa na forma e leve para assar por 15 minutos. Após esse período abra a tampa do forno para ver se está no ponto (com o teste do garfo no meio). O tempo vai variar muito da forma. Como eu usei uma forma mais larga e menos profunda, assou bem mais rápido.

O bolo fica a coisa mais linda e por si só, já é saboroso. Mas sugiro servi-lo com um leve glacê por cima e algumas frutas e folhas de hortelã para decorar, pois fica ainda mais apetitoso.
Para fazer o glacê basta adicionar 1 colher de leite em uma tigela com 1 xícara de açúcar de confeiteiro. Você deve ir mexendo até ficar com consistência grossa (se precisar, adicione mais açúcar).

bolo blueberry

O frescor da hortelã dá leveza ao sabor mais pesado da manteiga e açúcar mascavo. É uma receita ótima para os meses de setembro e outubro porque não estão tão calor, nem tão frio. As frutas roxas como amora e blueberry são mais baratas nessa estação, bem como framboesas e morangos. Por isso sugerimos elas. Mas dá para substituir perfeitamente por outras frutas mais fáceis de se achar, como acerola, pitanga, abacaxi, uva… Basta usar a criatividade! 🙂
Espero que tenham gostado. Vou adorar ouvir dicas e sugestões. Tem alguma receita de primavera que vocês gostariam que fizéssemos?

rendimento: 10 pedaços médios


Escrito por aptox


salada requintada

Nada como começar uma segunda-feira com uma salada leve e saborosa! 🍃 A última receita da temporada de primavera fecha esse ciclo com grande estilo, trazendo uma uma composição altamente nutritiva e com um certo ar requintado. A versatilidade dessa receita permite que seja servida como entrada em uma ocasião mais especial, mas também funciona bem como um almocinho rápido em um dia mais quente. Isso porque traz uma combinação agridoce que sai um pouco da nossa zona de conforto, […]

LEIA O POST COMPLETO


dúvidas ou sugestões? deixe um comentários! Vou adorar sua sua interação :)


Nenhum comentário em “bolo de hortelã, blueberry e amora”


628 NO BLOGLOVIN 5552 NO INSTAGRAM 721 NO PINTEREST